A Unidos do Viradouro foi a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024, com um desfile emocionante e criativo que encantou o público e os jurados. A escola de samba de Niterói apresentou o enredo “Rosa Maria Egipcíaca: A Santa Padroeira dos Impossíveis”, que contou a história da santa e sua fé inabalável.
Viradouro Encanta Sapucaí e Vence o Carnaval carioca. – Foto: Reprodução/X |
O desfile da Viradouro foi impecável em todos os quesitos. A comissão de frente, composta por bailarinos e acrobatas, representou a peregrinação de Rosa Maria Egipcíaca pelo deserto. As alegorias eram grandiosas e luxuosas, com destaque para a alegoria que representava o navio que transportou a santa para Alexandria.
As fantasias dos componentes eram criativas e bem elaboradas, e os ritmistas da bateria “Furacão 2000” tocaram com maestria o samba-enredo contagiante composto por Marcelinho Madureira, Gustavo Clarão, Deivid Domênico, Léo do Piso, Junior Fionda e Rodrigo Atração.
Emoção e consagração:
A Viradouro não era favorita ao título, mas conquistou o campeonato com méritos, superando escolas tradicionais como Portela e Mangueira. A vitória foi comemorada com muita emoção pelos componentes da escola, que dedicaram o título à comunidade de Niterói.
Este é o terceiro título da Viradouro no Carnaval do Rio de Janeiro, os outros foram conquistados em 1997 e 2020. A escola se junta a um seleto grupo de escolas que já conquistaram três títulos ou mais, como Portela, Mangueira, Beija-Flor e Imperatriz Leopoldinense.
Fatores que contribuíram para a vitória:
- Enredo original e criativo
- Desfile impecável em todos os quesitos
- Alegorias grandiosas e luxuosas
- Fantasias criativas e bem elaboradas
- Bateria afiada e samba-enredo contagiante
- Emoção e empolgação dos componentes
O que esperar da Viradouro no próximo ano?
A Viradouro certamente será uma das favoritas ao título no próximo carnaval. A escola terá a missão de defender seu título e manter o alto nível de qualidade dos seus desfiles.
Sobre o Autor