No dia 8 de abril, ocorreu um esperado eclipse solar total. Enquanto na América do Norte uma multidão se aglomerava em uma faixa estreita que se estende da costa do Pacífico no México até a costa leste do Canadá para assistir ao fenômeno. Aqueles que não tiveram acesso ao espetáculo, como nós brasileiros, puderam ver as imagens diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS).
Os astronautas da ISS, posicionados no oceano Pacífico, na costa oeste da América do Norte, viram a sombra da Lua (umbra) passar sobre suas cabeças. Eles produziram fotos e vídeos de uma gigantesca sombra escura se arrastando lentamente sobre o continente norte-americano.
Você pode gostar também: O Papel da Lua na Formação da Vida na Terra
Além disso, a SpaceX publicou um vídeo do eclipse solar capturado por um satélite Starlink. O vídeo, que dura apenas 22 segundos, mostra a sombra lunar projetada sobre nosso planeta durante o evento.
Você pode gostar também: Por que os humanos levaram 51 anos para voltar à Lua
Assista ao resumo do artigo no vídeo abaixo:
O próximo eclipse solar total ocorrerá no dia 12 de agosto de 2026, e também passará longe do Brasil. A sua de totalidade se estenderá pelo norte da Espanha, por Portugal, pela Islândia, pela Groenlândia e pela Rússia. A boa notícia é que, como a ISS está programada para se aposentar só por volta de 2030, ainda poderemos contar com as imagens do seu “streaming”.
Sobre o Autor