A atriz Regina Duarte foi condenada a pagar uma indenização de R$ 30 mil à diretora Janaina Diniz Guerra, filha da atriz Leila Diniz. A decisão foi tomada pelo Juizado Especial Cível da Lagoa, no Rio de Janeiro, que entendeu que Duarte fez uso indevido da imagem de Leila Diniz.
Regina Duarte – Foto: Reprodução/Instagram/@reginaduarte |
Em dezembro de 2022, Regina Duarte publicou em suas redes sociais um vídeo em que afirmava que a ditadura militar foi ‘uma exigência da sociedade’ e que mulheres foram às ruas para pedir o ‘estabelecimento da ordem’. No vídeo, Duarte utilizou uma foto em que aparecem várias atrizes, incluindo Leila Diniz, em uma manifestação contra a censura imposta pela ditadura militar.
Janaina Diniz Guerra moveu a ação contra Regina Duarte alegando que a publicação distorceu a história e a imagem de sua mãe. A juíza Ingrid Charpinel Reis, que julgou o caso, concordou com Janaina, afirmando que a publicação de Duarte foi ‘aviltante’ para a filha de Leila Diniz e para outras mulheres que fizeram parte da luta histórica.
Além de pagar a indenização, Regina Duarte foi ordenada a remover o vídeo de suas redes sociais em até 48 horas e a fazer uma retratação adequada. Caso não cumpra a determinação judicial, ela terá que pagar uma multa diária de R$ 1 mil.
Sobre o Autor