As agências de aplicação da lei em quatro estados ficaram em apuros após relatos de grandes interrupções no 911 que deixaram milhões de pessoas incapazes de entrar em contato com as autoridades na noite de quarta-feira.

interrupções do 911 no Texas
Texas – Foto: Reprodução/remessaonline

Muitas das interrupções, relatadas em Nebraska, Nevada, Dakota do Sul e Texas, foram restauradas no final da tarde.

Até o momento, não há indicação de que as interrupções tenham sido causadas por um ataque cibernético ou outro ato malicioso, disseram autoridades policiais à NBC News na quinta-feira.

As interrupções parecem estar relacionadas à Lumen Technologies, disse um porta-voz da empresa de comunicações e telecomunicações.

Na quarta-feira, alguns clientes em Nevada, Dakota do Sul e Nebraska “experimentaram uma interrupção” quando uma empresa externa, não relacionada à Lumen, “cortou fisicamente nossa fibra” enquanto “instalava um poste de luz”, disse o porta-voz da empresa Mark Molzen.

Você pode gostar também: Aumento da Oferta Global de Petróleo Deve Atender Demanda Crescente, Segundo AIE

“Restauramos todos os serviços em cerca de duas horas e meia”, disse ele. A Lumen não fornece serviços de emergência no Texas, acrescentou Molzen.

“Nossos técnicos identificaram o problema e trabalharam duro para corrigi-lo o mais rápido possível”, disse ele. “Pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos a paciência e compreensão de nossos clientes.”

A presidente da Comissão Federal de Comunicações, Jessica Rosenworcel, disse quinta-feira: “Quando o 911 é chamado em uma emergência, é vital que a ligação seja feita. “A FCC já começou a investigar as interrupções multiestaduais do 911 que ocorreram na noite passada para descobrir a causa e o impacto.”

A interrupção de quarta-feira ocorre na sequência de uma interrupção generalizada da AT&T em fevereiro, que deixou milhares de pessoas sem serviço em vários estados e afetou algumas ligações para o 911 durante horas, que a operadora disse ter sido provavelmente causada por um processo, não por um ataque cibernético.

Local aplicação da lei Quarta-feira relatou um apagão em todo o estado em Dakota do Sul pouco antes das 19h, horário local (21h horário do leste). A polícia de Rapid City ofereceu aos moradores números de telefone alternativos para ligar para os socorristas, e o serviço foi restaurado cerca de duas horas depois.

Você pode gostar também: Bombeiros Dirigem em ‘Estrada de Fogo’ Durante Incêndio Florestal no Texas

Departamento de Segurança Pública de Dakota do Sul disse quarta-feira noite que “enviar mensagens de texto para o 9-1-1 está funcionando na maioria dos lugares” como uma opção para entrar em contato com as autoridades.

O vice-chefe dos bombeiros de Sioux Falls, Mike Gramlick, disse em entrevista coletiva na quinta-feira que a interrupção foi confirmada às 19h59, horário local, e restaurada à capacidade total às 22h38.

“Durante a interrupção, a Metro Communications recebeu 112 chamadas de serviço” que puderam vir através de números de linha aberta e mensagens de texto para o 911, disse ele.

Gramlick acrescentou: “Para referência, normalmente durante o mesmo período do dia e da semana, a Metro Communications recebe 114 ligações. Até onde sabemos, nunca experimentamos uma interrupção dessa magnitude ou duração.”

A cidade também emitiu um alerta de emergência sem fio para notificar o público sobre a interrupção do sistema 911. As autoridades disseram não saber a causa, mas o “provedor de serviços” está investigando.

Você pode gostar também: Serviço Aeromédico do Paraná Bate Recorde de Atendimentos em um Ano: Eficiência e Rapidez em Emergências

No condado de Douglas, Nebraska, as autoridades repetiram a declaração de Lumen sobre a fibra cortada.

A Lumen Technologies disse ao 911 do condado de Douglas sobre a causa que “houve uma queda de fibra, mas eles não divulgaram a localização do dano”, disse Kathy Allen, diretora do 911 do condado de Douglas. O serviço da agência foi “totalmente restaurado” às 4h de quinta-feira, disse Allen.

Em Nevada, a Polícia Metropolitana de Las Vegas disse por volta das 19h, horário local (22h horário do leste), que “há uma interrupção do 911 afetando sua capacidade de entrar em contato conosco neste horário”. Os moradores locais foram instados a ligar para o 911 em dispositivos móveis, que o despacho conseguiu ver e ligar de volta, e disseram que as chamadas de telefones fixos “NÃO estão funcionando no momento”.

A ligação voltou a funcionar às 21h (meia-noite, horário do leste dos EUA). “Todas as pessoas que ligaram durante a interrupção foram chamadas de volta e prestaram assistência”, disse o departamento.

Você pode gostar também: Clássico Madrilenho na Copa do Rei: Atlético de Madrid x Real Madrid – Onde Assistir ao Vivo e Horário

Algumas agências disseram que o problema estava nos provedores de serviços sem fio.

911 Sarpy Condado de Nebraska compartilhado no X Quarta-feira à noite que “alguns provedores de serviços sem fio não conseguem acessar o 911”. O assunto foi resolvido cerca de três horas depois.

A polícia de Del Rio, no Texas, escreveu nas redes sociais na noite de quarta-feira que o problema era “com a transportadora e não com os sistemas da cidade de Del Rio”.

O problema parecia estar relacionado ao serviço da T-Mobile, disse Juan Hernandez, supervisor de comunicações do departamento, na manhã de quinta-feira.

Você pode gostar também: O Poder dos Pequenos Negócios na Economia Local

“Qualquer pessoa que seja cliente da T-Mobile estava tendo problemas para usar seus telefones”, disse Hernandez. “Não foi nada da nossa parte, não houve interrupção no 911, foi uma interrupção na cobertura da T-Mobile.”

Ele disse que os clientes alertaram a T-Mobile sobre os problemas na noite de quarta-feira e que acabaram sendo resolvidos. Nenhum ferimento ou problema sério foi relatado em conexão com a interrupção do serviço.

No entanto, o Gabinete do Xerife do Condado de Chase disse que “o 911 está fora do ar em todo o estado de Nebraska” para todas as operadoras de celular, exceto a T-Mobile, e os telefones fixos ainda conseguem chegar ao 911.

Um porta-voz da AT&T disse quinta-feira: “Nossa rede está operando normalmente. “Parecia haver um problema na rede de outro provedor que poderia ter afetado as chamadas para o 9-1-1.”

A operadora também disse que a interrupção “não foi um problema da FirstNet”, referindo-se à rede nacional de banda larga de segurança pública encomendada pelo governo e construída pela AT&T. A rede é supervisionada pela First Responder Network Authority, uma agência independente do Departamento de Comércio.

O atual serviço 911 não é um sistema nacional, disse o contra-almirante aposentado David Simpson, que atuou como chefe do Escritório de Segurança Pública e Segurança Interna da FCC de 2013 a 2017, à NBC News.

“Existem mais de 6.000 jurisdições para o 911”, disse ele, acrescentando que “as decisões tomadas em relação ao equipamento e ao orçamento variam de estado para estado”.

De mais cabos para diversidade de rotas a múltiplas operadoras de telecomunicações e equipamentos atualizados a vários roteadores, Simpson disse que o sistema atual “falta de backups resilientes” que poderiam evitar uma interrupção em vários níveis.

Sobre o Autor

Manfrine Melo
Manfrine Melo

Sou Manfrine Melo criei este portal de conhecimento único, dedicado a alimentar a sua curiosidade em diversas áreas.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.