As equipes de resgate indonésias correram para evacuar milhares de pessoas na quinta-feira, depois que um vulcão entrou em erupção cinco vezes, forçando as autoridades a fechar um aeroporto próximo e a emitir um alerta sobre a queda de destroços que poderia causar um tsunami.

Indonésia evacua milhares de pessoas após erupção de vulcão que causa ameaça de tsunami
Indonésia evacua milhares de pessoas após erupção de vulcão que causa ameaça de tsunami – Foto: Reprodução

A cratera do Monte Ruang queimou com lava contra um cenário de relâmpagos durante a noite, depois de entrar em erupção quatro vezes na quarta-feira, empurrando uma nuvem de cinzas por mais de um quilômetro no céu e forçando as autoridades a aumentar seu nível de alerta para o mais alto de um sistema de quatro níveis.

Taka, um pescador local que deu apenas um nome, estava no mar ajudando as pessoas a se protegerem em um barco quando a cratera soltou uma pluma laranja de fogo.

“Havia uma mistura de fogo e pedras. A lava fluía em diferentes direções”, disse à AFP.

O vulcão, localizado em uma ilha remota na região ultraperiférica da Indonésia, com um pico de 725 metros acima do nível do mar, ainda expelia uma nuvem de fumaça de até 800 metros (2.625 pés) de altura na manhã de quinta-feira, disseram as autoridades.

Casas na remota ilha vizinha de Tagulandang ficaram cheias de buracos causados ​​pela queda de rochas vulcânicas na quinta-feira, disseram as equipes de resgate, e os moradores estavam se preparando para partir, pelo menos temporariamente.

“O estado atual, especialmente o estado da estrada, está coberto de material vulcânico”, disse à AFP o salva-vidas local Ikram Al Ulah por telefone, do porto marítimo de Tagulandang.

“Atualmente, muitas pessoas ainda vagam por aí. Talvez para retirar bens preciosos de suas casas.”

Não houve relatos de mortes ou feridos, mas as autoridades disseram que estavam correndo para evacuar mais de 11 mil residentes da área ao redor de Tagulandang, onde vivem cerca de 20 mil pessoas.

‘Pessoas espalhadas’

Segundo as autoridades, alguns moradores já tentavam fugir em pânico.

As pessoas foram evacuadas por conta própria, mas sem direção devido à erupção do vulcão e… pequenas pedras que caíram”, disse Jandry Paendong, funcionário da agência local de busca e resgate, em um comunicado na quinta-feira.

“As pessoas se dispersaram para encontrar rotas de evacuação.”

Ele disse que 20 funcionários estavam ajudando a evacuar os moradores ao longo da costa perto do vulcão em barcos de borracha.

As autoridades também evacuaram uma prisão na ilha de Tagulandang e transportaram 17 presos, 11 funcionários e 19 residentes de barco para o porto marítimo de Likupang, na ilha de Sulawesi, no norte, de acordo com Ikram.

A evacuação foi solicitada pelo chefe da prisão porque a instalação está localizada bem em frente ao vulcão, disse o salva-vidas.

Turistas e residentes foram alertados para permanecerem fora de uma zona de exclusão de seis quilómetros.

Mais de 800 pessoas foram inicialmente transferidas de Ruang para Tagulandang após a primeira erupção na noite de terça-feira, antes de mais quatro erupções na quarta-feira provocarem evacuações daquela ilha.

Alerta de tsunami

As autoridades também alertaram para um possível tsunami como resultado das erupções.

“As comunidades na ilha de Tagulandang… (deveriam) estar em alerta para a possível ejeção de rochas incandescentes, descargas de nuvens quentes e tsunami causado pelo colapso do corpo do vulcão no mar”, disse o chefe da agência de vulcanologia, Hendra Gunawan. em um comunicado. declaração na quarta-feira.

Os receios das autoridades foram agravados pela experiência anterior.

Em 2018, a cratera do Monte Anak Krakatau, entre as ilhas de Java e Sumatra, desabou parcialmente quando uma grande erupção fez com que enormes pedaços do vulcão deslizassem para o oceano, desencadeando um tsunami que matou mais de 400 pessoas e feriu milhares.

A Indonésia, um vasto arquipélago, experimenta frequentes atividades sísmicas e vulcânicas devido à sua posição no “Anel de Fogo” do Pacífico, um arco de placas tectônicas em colisão que se estende do Japão ao Sudeste Asiático e à Orla do Pacífico.

O impacto da erupção do Monte Ruang fechou o Aeroporto Internacional Sam Ratulangi, na cidade de Manado, localizado a mais de 100 quilómetros (62 milhas) do vulcão, durante 24 horas até quinta-feira à noite, antes de se estender até à meia-noite.

As pistas do aeroporto de Manado foram fechadas “devido à propagação de cinzas vulcânicas que podem pôr em perigo a segurança do voo”, disse Ambar Suryoko, chefe do escritório da autoridade aeroportuária da região de Manado, num comunicado.

O aeroporto abriga companhias aéreas que voam para Cingapura e cidades da Coreia do Sul e China.

A companhia aérea econômica AirAsia também cancelou voos de e para nove aeroportos no leste da Malásia e Brunei até a manhã de sexta-feira devido à erupção de Ruang, escreveu na plataforma de mídia social X.

A última grande erupção do vulcão ocorreu em 2002, causando danos aos assentamentos próximos e também exigindo a evacuação dos residentes.

Desta vez, os moradores locais expressaram sua surpresa nas redes sociais.

Um vídeo postado mostrou um enxame de eletricidade vindo de vários raios enquanto a lava subia no ar.

“Oh Deus! Oh Deus! Oh Deus!” você ouve um homem dizer.

Sobre o Autor

Manfrine Melo
Manfrine Melo

Sou Manfrine Melo criei este portal de conhecimento único, dedicado a alimentar a sua curiosidade em diversas áreas.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.