A taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) no Distrito Federal (DF) ultrapassou os 97%, de acordo com dados da Secretaria de Saúde. Nos leitos públicos de enfermaria, o índice supera 76%.
ocupação de leitos de UTI do DF ultrapassa 97%. – Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press |
A epidemia de dengue tem contribuído para a sobrecarga da rede de saúde. O governador Ibaneis Rocha afirmou que “tanto os hospitais da rede pública quanto os da rede privada entraram em colapso” devido à doença.
A superintendente do Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas, Danielle Feitosa, explicou que a rede de hospitais particulares no DF tem se mobilizado para oferecer o melhor atendimento possível para a população neste momento, mas os desafios são grandes.
“O número de atendimento tem aumentado significativamente com pacientes com sintomas de dengue, Covid-19 e virose, e com isso a espera tem sido longa em todos os pronto-atendimentos dos hospitais privados”, diz Feitosa.
Em meio à epidemia de dengue, a Secretária de Saúde lançou edital de um novo processo seletivo destinado a contratação temporária de médicos, na carreira de médico generalista, a fim de complementar a força de trabalho.
Os dados da Secretaria de Saúde sobre a ocupação de leitos abrangem os públicos e os contratados pela pasta, ou seja, que estão à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, os hospitais particulares que têm leitos públicos não tem nenhum vago.
A situação é grave e requer atenção. É importante que a população siga as orientações em relação às medidas de prevenção para evitar que o cenário se agrave ainda mais.
Sobre o Autor