Uma audiência de condenação está em andamento no Novo México para a armeira “Rust” Hannah Gutierrez, que foi condenada por homicídio culposo no tiroteio fatal em 2021 contra a diretora de fotografia Halyna Hutchins.

Os advogados de Gutierrez pediram liberdade condicional em um memorando de sentença apresentado na semana passada, citando sua “completa falta de antecedentes criminais” e sua “relativa juventude”. Enquanto isso, os promotores solicitaram uma sentença de 18 meses como infrator violento grave por sua “extrema imprudência” enquanto trabalhava como armeiro no set de “Rust”.

Gutierrez disse ao tribunal: “Meu coração também dói pela família Hutchins, seus amigos e colegas”.

“Meritíssimo, quando assumi o comando de ‘Rust’, eu era jovem e ingênuo. Mas levei o meu trabalho tão a sério quanto pude, apesar de não ter o tempo, os recursos e a equipe adequados, apenas fiz o melhor que pude para lidar com isso.. , ” ela disse. “Hoje peço humildemente que considere a liberdade condicional… imploro que não me dê mais tempo.”

Gutierrez, vestido com roupas bege de prisão, observou enquanto os amigos de Hutchins se dirigiam ao tribunal antes que a sentença fosse imposta.

A amiga de Hutchins, Jen White, disse ao tribunal: “Ainda estou procurando por ela. Ainda espero vê-la. Ainda estou me perguntando em que aventuras ela está… então meu coração afunda.”

“Halyna era uma força”, disse White.

“Ela me inspirou. E acho que ela não sabia disso porque nunca contei a ela. Ela era uma das minhas pessoas favoritas no mundo”, disse White, enquanto Gutierrez enxugava as lágrimas.

White disse que se Gutierrez “tenha feito seu trabalho corretamente, Halyna ainda estaria viva”.

“Peço-lhe que imponha a pena máxima”, disse White ao juiz. “Ela precisa ser responsabilizada.”

“Se o tempo de prisão é a única forma de ela enfrentar qualquer responsabilidade… deveria ser enquanto a lei permitir”, disse White.

A diretora de fotografia Halyna Hutchins aparece nesta foto sem data recebida pela Reuters em 23 de outubro de 2021
Halyna Hutchins – Foto: – Foto: Reprodução/Swen Studios/Folheto via Reuters

O diretor Joel Souza, ferido no tiroteio que matou Hutchins, disse ao juiz que Hutchins “tinha talento para a vida”.

“Ela foi uma referência para todos que a conheceram. E aqueles de nós que tiveram a sorte de compartilhar seu breve tempo neste planeta são melhores por isso”, disse ele.

Emilia Mendieta, amiga íntima de Hutchins e colega de escola de cinema, disse ao juiz: “Alguém não fez seu trabalho direito, muitos deles”.

Hannah Gutierrez Reed, à esquerda, a paralegal Carmella Sisneros aparece durante sua sentença no Primeiro Tribunal Distrital em Santa Fé, Novo México, em 15 de abril de 2024.
Hannah Gutierrez Reed, à esquerda, a paralegal Carmella Sisneros. – Foto: Reprodução/Eddie Moore/Getty Images

“Por que houve uma bala de verdade no set?” Mendieta disse: “Era seu trabalho verificar as armas, verificar as balas e garantir que o conjunto estava seguro”.

“O que eu quero é mudança e justiça”, disse ele. “Quero que aqueles que participaram de sua morte… enfrentem as consequências.”

O pai de Hutchins disse em um comunicado lido no tribunal em seu nome: “Cada pessoa responsável… deve receber uma punição que seja igual à sua culpa. Talvez, apenas talvez, isso possa evitar que outros sofram o mesmo tipo de tragédias”. no futuro. e salvar outros pais de uma catástrofe tão dolorosa.

O júri do condado de Santa Fé deliberou durante menos de três horas em 6 de março antes de chegar a um veredicto dividido. Ela foi considerada culpada de homicídio involuntário, mas absolvida de adulterar as provas do caso.

Os promotores disseram aos jurados que Gutierrez falhou “repetidamente” em manter a segurança adequada das armas de fogo e que sua negligência levou à morte de Hutchins, que foi baleado pelo ator Alec Baldwin, enquanto a defesa respondeu que o jovem de 26 anos é um “bode expiatório conveniente”. ” durante as alegações finais do julgamento.

Gutiérrez foi levado sob custódia após o veredicto.

Hannah Gutierrez ouve as alegações finais de seu julgamento no Primeiro Tribunal Distrital Judicial em Santa Fé, Novo México, em 6 de março de 2024. 0
Hannah Gutierrez – Foto: Reprodução/Luis Sánchez Saturno/POOL/AFP via Getty Images, FILE

Os advogados de defesa entraram com um pedido de emergência para um novo julgamento e libertação no mês passado, argumentando que as instruções do júri poderiam levar a um veredicto não unânime. A juíza Mary Marlowe Sommer negou a moção.

Em seu memorando de sentença, seus advogados argumentaram que Gutierrez “suportou e continuará a suportar consequências colaterais muito mais severas do que a maioria dos réus jamais enfrentará”.

“Essa condenação e a avalanche de imprensa afetarão para sempre sua vida daqui para frente, incluindo as perspectivas de emprego e simplesmente a tentativa de viver uma vida ‘normal’ novamente um dia”, escreveram seus advogados.

Gutierrez se sente “incrivelmente triste e com o coração partido pelo que aconteceu naquele dia trágico” no set de “Rust”, escreveram eles.

Os seus advogados pediram uma liberdade condicional, na qual o tribunal a libertaria em liberdade condicional sem se pronunciar sobre a sua culpa. A defesa argumentou que a liberdade condicional seria “adequada para punir o crime, mas não mais grave do que o necessário para cumprir os objectivos subjacentes à pena”.

Numa resposta apresentada na semana passada, os promotores disseram que se opunham à libertação condicional por causa da “completa e total falta de aceitação da responsabilidade por suas ações” de Gutierrez. Eles argumentaram que suas ligações para a prisão desde que foi encarcerada demonstraram que ela “continua a negar responsabilidade e a culpar os outros”. Eles disseram que as ligações também mostraram que ela reclamou dos efeitos negativos do incidente “sem nunca expressar remorso genuíno em nenhum momento”.

“Surpreendentemente, a Sra. Gutierrez solicitou durante as ligações para a prisão que sua equipe jurídica solicitasse que o marido e o filho da Sra. Hutchins fossem contatados e solicitados a falar em seu nome durante sua sentença”, escreveram os promotores.

Os promotores observaram ainda que, embora ele seja elegível para liberdade condicional, ele ainda enfrenta outra acusação criminal por supostamente esconder uma arma de fogo da segurança de um bar local.

O Estado solicitou que Gutiérrez fosse condenada a 18 meses como delinquente grave e violento por sua imprudência, ou cinco anos de liberdade condicional se o tribunal determinar que uma pena suspensa ou diferida é apropriada.

Baldwin estava praticando fogo cruzado em uma igreja no set do filme de faroeste em 21 de outubro de 2021, quando o revólver Colt .45 disparou uma bala real, atingindo Hutchins e Souza.

Durante o julgamento de duas semanas, os promotores apresentaram evidências que, segundo eles, mostram que Gutierrez foi responsável por trazer seis balas reais para o set e não conseguiu descobri-las durante 12 dias antes do tiroteio fatal, por não seguir as práticas de segurança padrão da empresa.

“Este não é um caso em que Hannah Gutierrez cometeu um erro, e esse erro foi acidental: colocar um cartucho ativo naquela arma”, disse a promotora Kari Morrissey aos jurados durante sua argumentação final. “Este caso trata de falhas de segurança constantes e intermináveis ​​que resultaram na morte de um ser humano e quase mataram outro”.

Morrissey disse aos jurados que Gutierrez não conseguiu manter a segurança das armas de fogo no set, “tornando um acidente fatal intencional e previsível”.

Ele mostrou ao júri imagens estáticas do conjunto de atores apontando armas para outros membros da equipe, incluindo um ator secundário, bem como Gutierrez apontando uma para seu próprio rosto. Ele também mostrou fotos do que os especialistas determinaram serem balas reais em coldres e contêineres no set já em 10 de outubro de 2021.

Morrissey disse que isso significava que Gutierrez não estava verificando os cartuchos simulados para ter certeza de que não eram cartuchos reais (por exemplo, sacudindo-os) e que havia um jogo de “roleta russa” toda vez que um ator carregava uma arma falsa carregada. Ele também disse que há “montes de evidências circunstanciais” de que Gutierrez trouxe as balas reais para o set.

“Não estou dizendo que Hannah Gutierrez pretendia trazer balas de verdade para o set”, disse Morrissey. “Estou dizendo que ela foi negligente, descuidada e imprudente.”

Hutchins morreu devido a perda de sangue e lesão pulmonar fatal, disse Morrissey.

“A surpreendente falta de diligência em relação à segurança das armas é, sem dúvida, uma das principais causas da morte de Halyna Hutchins”, disse ele.

O advogado de defesa Jason Bowles disse durante sua argumentação final que houve pressa no julgamento e que os detetives não conduziram uma investigação completa do tiroteio. Gutiérrez tornou-se uma “pessoa fácil de gostar”, disse ele.

Você pode querer ler também: Advogado Morto a Tiros no Centro do Rio: Quem Era Rodrigo Marinho Crespo?

Ele também argumentou que a investigação da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional do Novo México sobre o tiroteio descobriu que a administração “demonstrou clara indiferença à segurança dos funcionários” e era responsável pela segurança no set.

Gutierrez também foi acusada de adulterar provas, e os promotores alegaram que ela entregou um pequeno saco de cocaína em seu hotel no dia do tiroteio, após sua entrevista com as autoridades. O júri a considerou inocente.

Gutiérrez não testemunhou em sua própria defesa.

Baldwin também foi acusado de homicídio culposo na morte de Hutchins. Seu julgamento está programado para começar em julho.

Esta imagem cortesia do Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé, divulgada em 25 de abril de 2022 e parte de arquivos investigativos, mostra o ator Alec Baldwin sendo processado após a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins no Bonanza Creek Ranch em Santa Fé, Novo México, em 21 de outubro. 2022. Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé
Alec Baldwin – Foto: Reprodução/AFP via Getty Images

Seus advogados apresentaram no mês passado uma moção para rejeitar a acusação, acusando os promotores de “depreciar antiéticamente” o ator e de “violar quase todas as regras do livro” para garantir uma acusação do grande júri.

Em resposta à moção apresentada no início deste mês, os promotores alegaram que Baldwin ignorou as preocupações sobre Gutierrez e a “segurança comprometida” no set, exigindo que a equipe e o armeiro trabalhassem mais rápido.

“A combinação da negligência e inexperiência de Hannah Gutierrez e a total falta de preocupação de Alec Baldwin com a segurança das pessoas ao seu redor seria fatal para Halyna Hutchins”, disseram os promotores.

Marlowe Sommer ainda não se pronunciou sobre a moção para rejeitar a acusação.

 

Sobre o Autor

Manfrine Melo
Manfrine Melo

Sou Manfrine Melo criei este portal de conhecimento único, dedicado a alimentar a sua curiosidade em diversas áreas.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.